Nesta segunda-feira (30) a partir das 9h e 30min, o canal de acesso ao Complexo Portuário será fechado, devido a 12ª Manobra Especial na área da nova Bacia de Evolução. Para dar segurança durante o teste, o canal de acesso ficará interditado e por 2 horas, por isso os serviços do Ferry Boat, Marina Itajaí e frota pesqueira, serão interrompidas. Após encerrado a nova manobra, todos estes locais estarão aptos a retornarem com suas atividades.
De acordo com a assessoria do Porto de Itajaí, a manobra será realizada por um dos dois navios que estão a caminho do complexo, estando aptos para atracar em um dos berços da Portonave, sendo eles:
Navio “MSC NAOMI” – 299,95 metros de comprimento por 48,20 metros de largura (boca), de bandeira do Panamá. Está vindo do Porto de Montevidéu (Uruguai), e ao desatracar de um dos berços da Portonave, seguirá para o Porto de Santos (SP).
Também o navio “MSC ARICA” – 299,18 metros de comprimento por 48,20 metros de largura (boca), de bandeira da Libéria. Está seguindo seu trajeto marítimo vindo do Porto de Rio Grande (RS), e ao desatracar de um dos berços da Portonave, seguirá para o Porto de Paranaguá (PR).
O horário compreendido para esta ação ficou programado em duas horas (período de Preamar – maré alta), porém, a manobra está prevista para ocorrer a partir de 09:30 até 11:30 horas. Em caso de mau tempo, ou seja, se as condições climáticas não estiverem favorecidas para essa atividade, toda a manobra será imediatamente cancelada.
MANOBRA DE GIRO INVERSA
Ao contrário das seis primeiras manobras, em que os navios desatracavam do cais, vinham de popa (ré) até a área da nova Bacia de Evolução, faziam o giro de 180º partindo de proa (frente) para fora do canal de acesso, agora, o navio faz inicialmente o giro de 180º na área da bacia e na sequência, segue de popa (ré) até o local de atracação. Trata-se de uma manobra inversa e quando o navio atracar junto ao cais do terminal, se dá por encerrada a manobra.