O município de Navegantes inaugura no dia 21 de dezembro a nova avenida portuária que ligará a BR 470 ao porto de Navegantes. A avenida vai organizar o tráfego de caminhões no município. Para a inauguração, está prevista a presença do governador Leonel Pavan, responsável pela liberação de recursos que tornou possível a execução da obra.
Para nós é de grande alegria poder entregar esta obra tão importante que é a avenida portuária de Navegantes, ela trará mais segurança e deixará o trânsito no município mais organizado”, falou o prefeito Roberto Carlos de Souza.
“A Via Portuária é uma necessidade, pois o acesso utilizado, pelas ruas Itajaí e Aníbal Gaya, não é dimensionado para suportar o elevado número de caminhões, cerca de mil ao dia, que entram e saem da Portonave. Com 1.810 metros de comprimento, a Via desafogará o fluxo de veículos, aumentando a segurança dos habitantes. Não há exclusividade para os caminhoneiros, toda a população poderá utilizar a Via Portuária, que contará, inclusive, com uma ciclovia”, afirmou Osmari de Castilho Ribas, superintendente da Portonave.
1.810 metros
A Avenida portuária de Navegantes tem 1.810 metros, contando com passeio público e ciclovia, e foi construída para desviar o fluxo de, aproximadamente, mil caminhões que passam diariamente pelo centro da cidade. A avenida começou a ser construída em 2008 e ficou paralisada durante algum tempo devido à falta de verba para indenizar mais da metade dos terrenos que foram supervalorizados. Mas foi retomada assim que o prefeito Roberto Carlos assumiu e conseguiu, com o governador Leonal Pavan, os recursos restantes para a desapropriação dos 110 imóveis de acesso da via. Entre indenizações e construção, a obra teve o valor total de R$ 38 milhões, tendo recursos do Governo do Estado e Portonave e contribuição do Governo Municipal.